quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

OS OUTROS

Eu não permitirei que ninguém ande por minha mente com seus pés sujos. Ghandi


Leitura Bíblica: Esdras 9.1-15
“O sacerdote Esdras levantou-se e lhes disse: Vocês têm sido infiéis! ... Agora confessem seu pecado ao Senhor, o Deus de seus antepassados, e façam a vontade dEle.” (Es 10.10)

O que você faz quando fica sabendo que outras pessoas erraram? Condena-os e orgulha-se por ser melhor que elas? No texto de hoje, vemos a reação de Esdras quando soube do pecado (errar o alvo – grego) do seu povo por desconhecimento da Lei – até os líderes estavam envolvidos! Esdras estudava, praticava e ensinava essa Lei (Ed 7.10), buscando ter uma vida irrepreensível. Então o que ele tinha a ver com o pecado (erro) dos outros?

Esdras ficou muito abalado e intercedeu a Deus pelo povo. Afinal, era o seu povo. Ele não tinha errado, mas incluiu-se como pecador na confissão que fez. Colocou diante de Deus a culpa do povo como se fosse a sua própria culpa. Se o povo fosse punido, ele estava pronto para sofrer com eles, mesmo que não merecesse castigo algum.

O que vemos aqui? Um homem com um coração despedaçado pelos erros dos outros! Ele não argumentou, não buscou justificativas, nem mesmo pediu algo ao Senhor. Por amor a Deus e a seu povo, buscou um modo de reverter aquela situação, através da oração. Ao ver tamanho abalo, o povo também se arrependeu de seu pecado e procurou consertar seu erro (Ed 10). E você, como se sente diante da situação de seu país, estado, cidade, vizinhança? Fica abalado ao ver tantas pessoas perdidas e precisando desesperadamente de Jesus? O pecado dos outros faz alguma diferença em sua vida? Leva-o a implorar pela misericórdia de Deus, assim como Esdras?


Não fique alheio ao que acontece ao seu redor. Quando observar outras pessoas desagradando a Deus, sejam cristãs ou não, tenha compaixão e ore por elas, seja fraterno. Ao mesmo tempo, como Esdras, invista tempo no estudo da Palavra de Deus, para que você possa praticá-la e também ensinar outros o que é correto e o que não é.

O amor de Deus transforme “eles” em “nós”.

Ore Querido Deus, ajuda-nos a saber o que guardar e o que jogar fora. Ajuda-nos a ver que nossos relacionamentos têm mais valor do que nossos bens e que Tu és nosso bem mais precioso. Em Cristo. Amém.


Pense: Natal é perceber, compadecer, perdoar e agir fraternalmente.


Texto de: Devocional Pão Diário Formatado por: Antonio Guerrero

Nenhum comentário:

Postar um comentário