“Este dia é consagrado ao nosso Senhor. Não se entristeçam, porque a alegria do Senhor os fortalecerá.” (Ne 8.10)
Após 70 anos de cativeiro na Babilônia, o povo de Israel novamente está em festa em Jerusalém. Havia motivos para isso: voltaram para casa e reconstruíram a cidade de Jerusalém. Reunida, a multidão manifesta um desejo: Queremos que nos seja lido do livro da Lei – a Bíblia, aquele livro que havia sido esquecido.
Que momento este, quando alguém deseja ouvir o que Deus tem a dizer! Essas ocasiões em que Deus age são sempre especiais. Esdras, o sacerdote, se põe em pé no alto de uma plataforma e o povo silencia para ouvir.
E aquelas palavras atingem os corações. Eles começam a entender: então o motivo de nosso sofrimento está em nós mesmos! Não perguntamos pela vontade de Deus. Não nos deixamos orientar pelo Senhor. Vivemos a nossa vida sem Ele. Nós é que desobedecemos. Nós é que nos afastamos do caminho da vida.
E à medida que ouvem, percebem o quanto Deus os ama. Quanto Deus investiu para guardá-los de caminhos errados! Os indiferentes percebem: Deus leva a sério o que Ele diz em sua palavra. Os que queriam justificar-se tomam um susto. Até então eles tinham um bom conceito de si mesmos. Sentiam-se bons e justos. Agora enxergam suas vidas no espelho da Palavra de Deus.
Os piedosos ficam chocados ao perceberem que em sua vida falta o essencial: a obediência. Os adúlteros, os ladrões, os mentirosos, os infiéis ficam inquietos. Sentem-se culpados e perdidos. A multidão começa a chorar. Chora por causa do seu pecado. Chora ao reconhecê-lo e clama. Estão arrependidos.
Haveria como alcançar o perdão? Sim! Sempre quando Deus revela o pecado, Ele oferece o perdão. É o que os sacerdotes e os levitas disseram com as palavras do versículo acima. Arrependam-se e confessem os seus pecados e o Senhor os perdoará. Por isso alegrem-se! E você, também já conhece essa experiência?
Arrependimento e confissão do pecado é a porta de Deus para o perdão e uma nova vida.
Ore
Querido Deus, permite que ouçamos tua voz hoje. Ajuda-nos a responder com fé e obediência. Dá-nos a fé sólida e visão clara com profunda convicção! Em nome de Jesus. Amém.
Pense: Natal é ouvir, perceber, enxergar-se sob a Palavra de Deus e voltar.
Texto de: Devocional Pão Diário Formatado por: Antonio Guerrero
Nenhum comentário:
Postar um comentário